Essas três temáticas que são muito interessantes para serem pesquisadas.
- FORMAÇÃO EM SERVIÇO: uma vez que é cada vez mais exigido do profissional da
educação, se faz necessário que o mesmo esteja em constante processo de
atualização.
- PLANEJAMENTO ESCOLAR: como otimizar o horário de planejamento na escola.
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: aqui a sugestão é que a qualificação do professor o possibilite aplicar e até mesmo desenvolver estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
- PLANEJAMENTO ESCOLAR: como otimizar o horário de planejamento na escola.
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: aqui a sugestão é que a qualificação do professor o possibilite aplicar e até mesmo desenvolver estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Dentre
as três temáticas propostas, eu tenho preferência pela última, pois vejo que tendo por objetivo maior melhorar o desenvolvimento dos alunos no processo de ensino e
aprendizagem, o professor deve sempre pesquisar estratégias que facilitem seu trabalho em sala de aula. Uma ideia, é que esse assunto seja explorado pelo coordenador escolar em forma de FORMAÇÃO EM SERVIÇO durante os momentos de planejamento escolar. Para tanto, sugiro que ao ser pesquisado,deva-se seguir as seguintes etapas:
- Inicialmente o estudo e fichamento do livro: Técnicas de
ensino: por que não? Ilma Passos Alencastro Veiga, onde são esclarecidos
conceitos que muito se confundem, como os de técnica e método, além de
localizar no tempo o modismo que foi a aplicação da expressão técnica de
ensino.
- Em seguida, apresentação das ideias concebidas por cada participante a partir da leitura realizada.
- Será proposto que cada participante selecione uma técnica (ou estratégia de ensino) para trabalhar um determinado assunto do seu conteúdo. O que poderá efetivamente ser realizado no ano letivo de 2014 e que certamente já poderá ser incluído em seu planejamento anual.
- Em seguida, apresentação das ideias concebidas por cada participante a partir da leitura realizada.
- Será proposto que cada participante selecione uma técnica (ou estratégia de ensino) para trabalhar um determinado assunto do seu conteúdo. O que poderá efetivamente ser realizado no ano letivo de 2014 e que certamente já poderá ser incluído em seu planejamento anual.
Boa trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário