No que se refere a essa temática, alguns questionamentos foram expostos e aqui estão apresentados na forma se perguntas/respostas.
1. De que maneira o conhecimento se
constitui em matéria prima do trabalho pedagógico?
Dessa máxima é possível ainda afirmar
que todo o conhecimento pode ser produto histórico cultural. Sabendo que o
conhecimento é produzido e elaborado pelo homem, através de interações estabelecidas
entre si com o objetivo de encontrar respostas para para os desafios que se
interpõem entre si e a produção de sua existência material e imaterial,
articulando-se aos mais variados interesses. Lembrando, na medida em que a
produção, elaboração e disseminação do conhecimento não são neutras, planejar a
ação educativa, assim como educar, são ações políticas que envolvem
posicionamentos e escolhas articulados aos modos de compreender e agir no
mundo.
2. Na evolução do conhecimento humano, de que maneira foi se constituindo o saber escolar?
De acordo com Moreira e Candeau
(2008), o conhecimento escolar conta com uma construção específica. Não se
tratando, porém de uma simplificação dos conhecimentos gerados fora da escola.
Têm origem nos saberes e práticas socialmente construídas, não podendo se
imputar uma correspondência direta entre os conhecimentos dos vários campos do
saber científico e artístico e as disciplinas escolares. É valido lembrar que
os saberes e práticas socialmente construídas e que dão origem aos
conhecimentos escolares, provêm, segundo Terigi (1999), de saberes e
conhecimentos produzidos nos âmbitos de referência dos currículos.
3. O conhecimento é produção ou produto?
Justifique.
Acredito que é produção, uma vez que
para tornarem-se conhecimentos escolares, são selecionados e reestruturados.
Contudo, o que o estudante aprende é produto, o resultado de processos que não
inclui necessariamente uma trajetória de construção de conhecimento.
4. Quem produz o conhecimento em sala de aula? O professor, a partir de suas práticas e abordagens teórico-metodológica e didática ou os alunos a partir do que recebem em sala e de suas experiências? Ou ambos, num processo interativo? Como o conhecimento é possível, em sala de aula?
Acredito que ambos, porém de forma distinta, pois o professor apresenta dado conteúdo a partir do seu conhecimento do mesmo, enquanto o aluno, na maior parte das vezes busca relações do conteúdo com o seu cotidiano para facilitar a aquisição do conhecimento. Muitas vezes o conhecimento se dá de forma mais eficaz quando o professor, não necessariamente, relaciona o conhecimento de um dado assunto com o conhecimento escolar, pois dessa forma o aluno tem maiores chances de incorporar o novo conhecimento ou mesmo sedimentar um conhecimento outrora superficial.
5. Saberes e praticas se cruzam no
contexto da sala de aula. Como você analisa o trabalho docente a partir das
leituras propostas?
Vejo que é de grande importância o
professor, enquanto profissional da educação, ter o conhecimento sobre essas
questões, pois certamente facilita as interações em sala de aula bem como
dinamiza o seu trabalho.
6. Como a nova sociologia analisa a
questão do currículo escolar, no mundo contemporâneo da escola? Descreva cada
uma das abordagens.
Segundo Moreira (2003, p.35), “para os
sociólogos das disciplinas escolares, a história do currículo tem por meta
explicar porque certo conhecimento é ensinado nas escolas em determinado
momento e local e por que ele é conservado, excluído ou alterado”.
I-
SOCIOLOGIA DO CURRICULO DESENVOLVIDA NA GRÃ
BRETANHA
Os sociólogos britânicos
preocuparam-se em explicar as funções sócias da escolarização e os limites dos
modelos meritocráticos predominantes.
II-
A ABORDAGEM NORTE AMERICANA
Sob a influência das teorias
críticas (marxistas e neomarxistas), todos os estudos sobre o currículo ou
sobre as mudanças na organização escolar devem considerar as perspectivas
subjetivas dos professores concernentes aos saberes que ensinam, à pedagogia
que colocam em prática, ao engajamento na carreira e às perspectivas
constitutivas de sua identidade profissional.
III-
A ABORDAGEM FRANCESA REFERENTE À SOCIOLOGIA
DA EDUCAÇÃO
Aqui se faz menção a alguns autores. De
modo geral, pode-se dizer que nessa abordagem, a cultura transmitida pela
escola se apresenta como objetia e inquestionável, embora seja arbitrária e de
natureza social (portanto, resultante de relações de força). A cultura escolar
difunde uma cultura de classe fundada na primazia de certos valores,
favorecendo uma relação de cumplicidade e de comunicação específica.
7. Quais as diretrizes da Política
educação global?
Parâmetros Curriculares Nacionais e
Diretrizes Curriculares Nacionais.
8. Como se organiza a educação nacional a partir da reforma da década de 1990?
Em dois grandes níveis:
I-
Educação Básica: Educação infantil,
Ensino fundamental
Ensino médio
II-
Educação Superior
Edneide Silva
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