Sabendo que a educação no Brasil, de modo geral, não atende as necessidades dos educando e que, portanto, em nossa região Nordeste a realidade não é em nada diferente, é que ao longo dos resultados das avaliações externas aplicadas, surgiu de modo mais evidente a consciência de que o trabalho do professor vai muito além de apresentar conteúdos referentes à disciplina por ele trabalhada. Dessa forma, a formação continuada desse profissional da educação se faz cada vez mais necessária, pois a partir daí acredita-se estar oferecendo condições para que o mesmo possa melhorar sua ação pedagógica. Para tanto, a formação em serviço é uma excelente forma de se aplicar e ao mesmo tempo avaliar os resultados desse processo formativo, de modo a realizar adaptações de acordo com a realidade trabalhada. E no árduo papel de auxiliar ao professor nessa etapa está o coordenador pedagógico, que dentre tantas funções a ele atribuídas, muitas até sem nenhuma relação pedagógica, está o de formador.
Ao
desempenhar essa função, o coordenador pedagógico faz a articulação entre a
teoria estudada na formação e a pratica dessa teoria por parte do professor em
sala de aula, de modo que essa associação passa a ser o eixo central na
formação de professores, possibilitando aos mesmos refletirem de modo mais
efetivo sobre suas práticas pedagógicas.
Contudo,
se faz necessário lembrar que enquanto formador, o coordenador pedagógico
também deve se dedicar a sua formação e uma forma, é também participar de
momentos de estudo com outros coordenadores de modo a trocarem experiências,
sugestões de atividades que viabilizem o momento da formação dos professores
por eles conduzidos. É valido lembrar que, essa formação, por ocorrer em
serviço deve despertar no professor o máximo de interesse, muito embora
saibamos que isso é um fator que depende muito mais do interesse do professor
do que do empenho do coordenador. Ainda assim, Cabral (2007) sugere que fique
muito claro para todos os participantes a importância de se realizar uma
formação continuada:
.... espaço de
reflexão, construção e desconstrução de caminhos que nos possibilita organizar
a nossa prática pedagógica em função do desenvolvimento permanente de nossos
alunos e do alcance das competências ainda não atingidas. (CABRAL, 2007,
p.94)
Por
isso, as estratégias desenvolvidas ao longo das formações continuadas devem ser
as mais simples e acessíveis, para que o professor não use como desculpa o
fator tempo e cansaço como justificativa do seu desinteresse em participar do
momento de formação. E assim, aqui estão algumas ideias que ao serem aplicadas
devem considerar a realidade de cada grupo trabalhado:
·
-
Encontros periódicos (semana ou quinzenalmente);
·
-
Dar inicio ao encontro com uma leitura deleite/motivacional ou mesmo uma
dinâmica de modo a tornar o momento mais prazeroso;
·
-
Trabalhar textos curtos: uma sugestão é que os coordenadores façam sínteses dos
textos mais longos, isso possibilita que os textos sejam trabalhados por
completo em um único encontro, dinamizando a atividade que está sendo proposta;
·
-
Sugerir que os professores realizem uma leitura prévia do material que logo no
inicio da formação deve ser fornecido como referência;
·
-
Fazer uso periódico de discussão, diálogo, debate, apresentação de seminários
com a finalidade de compreender e socializar melhor o texto trabalhado.
Contudo,
se faz necessário lembrar que muito embora minimizem a apatia e/ou desinteresse
do professor em participar da formação, todo esse processo requer dos presentes
vontade, que parte de uma opção individual. Só assim será possível aplicar a
teoria e avaliar seus resultados, de modo que essa ação complexa exige do
professor ação investigativa de sua prática pedagógica exercida diariamente.
Isso também é valido para o coordenador pedagógico, que nesse momento da
formação desempenha sua função de formador, articulando a teoria com a prática.
Edneide Silva
REFERÊNCIA:
CABRAL, M.G.D. O Coordenador Pedagógico da Rede Municipal
de Ensino do Recife no Papel de Formador: Relatos de Experiências. 2007.
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