segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O MARKETING DO PROFESSOR





         O Marketing Pessoal faz parte do cotidiano de todos, professores ou não. Aqui, nos referiremos aos professores porque tendo a sala de aula como principal local de trabalho, a mesma funciona como uma “vitrine”. Como formador de opinião, o professor é um referencial, um “modelo” para o aluno. No exercício de sua profissão, a imagem pessoal e profissional do professor representa a imagem do corpo docente, confunde-se com a imagem da própria instituição escolar. Essa imagem, segundo Passadori (2003), é formada pela postura, aparência, indumentária, bem como a voz, elegância e confiança, junto às atitudes e comportamentos.
         A imagem fala muito, a todo instante. Manter a postura correta, portanto, é uma forma de respeito às pessoas. Atividades físicas são importantes para o funcionamento do organismo: aumentam a resistência às doenças, descarregam as tensões, corrigem a postura e impõem ritmo e energia à forma de caminhar e de comportar.
         Para tratar de aparência e elegância, não esqueçamos: ‘Não basta você se achar maravilhoso, as pessoas também precisam achar”. A elegância no vestir para o profissional professor ou professora é um investimento necessário. Para isso, é importante a preocupação com a adequação de roupa com o ambiente de trabalho e sempre evitar os excessos, como roupas extravagantes, saias curtas, acessórios e maquiagem carregada. As professoras devem tomar cuidado com o uso ou não de saltos. Usar sandálias baixas, por melhor que seja a grife, compromete a postura e, consequentemente, a elegância. Deve-se procurar um meio termo entre o salto alto e o conforto. Já os professores devem evitar os calçados despojados e chinelos. É sempre bom, no caso dos calçados de couro, engraxá-los bem e/ou mantê-los limpos.
         Para completar o Marketing Pessoal, no tocante à aparência e elegância, recomenda-se cuidados com os cabelos, com a higiene da pele e das unhas, sempre bem cuidadas e, para concluir, o uso de perfume discreto e adequado ao horário e ambiente.
         O comportamento, além da elegância, também faz parte da etiqueta social. Sendo assim, não podemos deixar de lembrar a importância das normas básicas de comportamento à mesa, em sua participação nos eventos, sejam profissionais ou pessoais, como encontros pedagógicos, congressos e cursos de formação. A boa convivência com os colegas de trabalho é fator importante, visto que o professor cobra dos seus alunos respeito, relacionamento transparente e clima harmonioso no ambiente escolar. A prática profissional, nesse caso funciona  como efeito espelho. Portanto, as atitudes do professor e seu comportamento dentro e fora do ambiente escolar, revertem-se no seu próprio ensino. Não podemos esquecer as palavrinhas mágicas: “por favor”, “com licença”, obrigada”, antes mesmo de cobrá-las de nossos alunos. Outro ponto importante é a elegância dos cumprimentos, no dia a dia, como desejar um bom dia, um bom final de semana e, naturalmente lembrar os aniversários. Essas atitudes solidificam o relacionamento, promovem o bem-estar, geram harmonia no trabalho, além de fortalecer a equipe.
         O trato com os espaços de uso comum também refletem o nível de consciência e a educação dos sujeitos, além do mais, quando esses sujeitos são educadores! Não é raro nos depararmos com situações em que o próprio adulto da relação lança fora o lixo em local impróprio, arrasta cadeiras ou mesas, desfaz o que antes estava em ordem, num comodismo, reforçado por uma mentalidade de que “os outros devem me servir”. Quando estamos nos referindo a educadores, o peso desses equívocos parece tomar proporções ainda maiores. Portanto voltemos à importância de ser exemplo; se meu aluno enxerga em mim alguém preocupado com o zelo e a manutenção da limpeza dos espaços por nós compartilhados um modelo sadio e equilibrado começa a ser formado.
         Para completar as orientações sobre as atitudes comportamentais, sejamos sensíveis a necessidade de enxergar a leitura como uma poderosa ferramenta na formação do professor. Ler bons livros e demais suportes dos diversos gêneros textuais dá uma dimensão superior à nossa competência. A leitura promove melhor raciocínio, facilita a expressão verbal, amplia o vocabulário, além de aprimorar a sensibilidade e o conhecimento de mundo.
         Frente ao exposto, podemos compreender que, mesmo os profissionais da educação cuja imagem consolidada é a de profissionais dedicados e, antes de tudo, apaixonados pelo que fazem, passem a se preocupar com seu Marketing Pessoal. Dentro dessa perspectiva, Passadori sugere alguns cuidados na busca e estruturação do Marketing Pessoal na profissão do Professor:
1)      Faça algo para promover sua própria imagem, aproveitando as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem, quer seja de falar em público, escrever um artigo, fazer palestra ou tomar decisões para realizar algo desafiante;
2)      Conheça e amplie suas próprias capacidades, fazendo cursos de especializações ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um conhecimento de inglês e de espanhol e uma constante atualização em informática;
3)      Realize, principalmente em atividades profissionais, aquilo que lhe dá prazer. Com isso você estará prestando um grande serviço a você mesmo e aos seus alunos por estar fazendo algo melhor, justamente porque lhe é prazeroso;
4)      Imagine-se no futuro e veja-se realizado, com muito sucesso pessoal e profissional e muito feliz. Isso o ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que se deseja amanhã;
5)      Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas. Elas fazem parte do processo da vida. Não se deixe abater por dúvidas, medos ou fraquezas.

“Lembre-se de que o Marketing Pessoal é apenas um reflexo daquilo que você é, pensa e sente”.

Texto adaptado de Anita S. M. Pinheiro.

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