AVALIAR
é intrínseco à natureza humana, contudo, no ambiente escolar não deve ocorrer
de forma intuitiva apenas.
Como enfatiza Dias Sobrinho (2003):
‘... a concepção de uma avaliação institucional está ligada à condição
fundamental da educação e esta não se separa dos significados que atribuímos a
sociedade e às expectativas da humanidade que projetamos.’ (p.195).
Apesar de existir uma variedade de
avaliações no contexto escolar, focalizando sujeitos diferentes é possível
agrupá-las em INTERNA e EXTERNA. Aqui, especificarei as externas, também
conhecidas como avaliação em larga escala. Ao se perguntar aos professores sobre a avaliação, observa-se que a maior parte confunde esses dois tipos de
avaliação, e, portanto, não tem claro as possíveis contribuições destas em sua
prática educativa.
Para a maioria não
está claro que a avaliação em larga escala geralmente usa instrumentos
padronizados, como, testes e questionários, sendo realizadas, ao mesmo tempo, e
em diferentes locais do país. Além disso, procuram informar os gestores
públicos das instâncias federal, estadual, municipal e da própria escola, a
respeito do desempenho dos alunos e, consequentemente, das redes de ensino às
quais estão vinculadas. Talvez por isso, não consigam perceber a importância
das avaliações em larga escala e quais as contribuições para seu trabalho em
sala de aula.
Na atualidade, as avaliações
externas são adotadas, como política educacional, em um grande número de países,
tendo o Brasil sempre ocupado posição de destaque. Uma das principais
finalidades é apresentar informações que contribuam para verificar em que
medida determinadas políticas educacionais estão sendo desenvolvidas,
considerando seus objetivos. Portanto, podem subsidiar a formulação,
permanência ou revisão dessas políticas. Observe o quadro abaixo:
FUNÇÕES
|
OBJETIVOS
|
EXEMPLOS
|
Auto-avaliação
|
Permitir
conhecer a posição relativa entre os participantes da avaliação.
|
ENEM,
SAEB, PISA, SPAECE
|
Credenciamento
|
Possibilitar
a entrada de indivíduos no mercado de trabalho ou na educação superior.
|
Prouni
|
Diagnóstica
|
Identificar
aspectos diversos de determinada realidade, bem como formas de nela intervir
para melhorá-la.
|
Prova
Brasil
|
FONTE: SIQUEIRA E SOUSA
(2009,p.58)
De modo que é possível dizer que as
avaliações externas visam a apresentar um conjunto diversificado de informações
a respeito do que os grupos de estudantes de uma mesma ou diferentes séries
sabem e são capazes de realizar em determinado estágio de seu percurso escolar.
Assim, seus resultados podem sim ajudar a identificar o nível da qualidade da
educação ofertada na redede ensino estadual ou municipal. Além disso, pode
ajudar a compreender a natureza e variedade de fatores que interferem no
desempenho do aluno e que ao ter esse conhecimento o professor deve trabalhar
para minimizar essas deficiências. Claro que, se o professor não tiver acesso a
essas informações a realidade pouco mudará. O que eu percebi por meio da pesquisa
realizada é que meus colegas desconhecem essas informações.
Devido
ao seu alcance, natureza e complexidade, as avaliações externas costumam ser realizadas contando com a participação de grupos diversos, nos quais
participam, por exemplo, especialistas e técnicos. Apesar disso, é fundamental
que os gestores das escolas e os professores também conheçam tais avaliações,
pois elas dizem respeito, diretamente ao trabalho que esses profissionais
realizam na escola. Evidenciam também aspectos diversos, como o perfil sócio e
cultural de alunos e professores, bem como a características básicas da prática
docente, das estratégias de ensino e da própria gestão das escolas onde os
alunos avaliados estudam.
Edneide
Silva
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