segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AVALIAR é inrínseco à natureza humana.....



AVALIAR é intrínseco à natureza humana, contudo, no ambiente escolar não deve ocorrer de forma intuitiva apenas.
            Como enfatiza Dias Sobrinho (2003): ‘... a concepção de uma avaliação institucional está ligada à condição fundamental da educação e esta não se separa dos significados que atribuímos a sociedade e às expectativas da humanidade que projetamos.’ (p.195).
            Apesar de existir uma variedade de avaliações no contexto escolar, focalizando sujeitos diferentes é possível agrupá-las em INTERNA e EXTERNA. Aqui, especificarei as externas, também conhecidas como avaliação em larga escala. Ao se perguntar aos professores sobre a avaliação, observa-se que a maior parte confunde esses dois tipos de avaliação, e, portanto, não tem claro as possíveis contribuições destas em sua prática educativa.
            Para a maioria não está claro que a avaliação em larga escala geralmente usa instrumentos padronizados, como, testes e questionários, sendo realizadas, ao mesmo tempo, e em diferentes locais do país. Além disso, procuram informar os gestores públicos das instâncias federal, estadual, municipal e da própria escola, a respeito do desempenho dos alunos e, consequentemente, das redes de ensino às quais estão vinculadas. Talvez por isso, não consigam perceber a importância das avaliações em larga escala e quais as contribuições para seu trabalho em sala de aula.
            Na atualidade, as avaliações externas são adotadas, como política educacional, em um grande número de países, tendo o Brasil sempre ocupado posição de destaque. Uma das principais finalidades é apresentar informações que contribuam para verificar em que medida determinadas políticas educacionais estão sendo desenvolvidas, considerando seus objetivos. Portanto, podem subsidiar a formulação, permanência ou revisão dessas políticas. Observe o quadro abaixo:

FUNÇÕES
OBJETIVOS
EXEMPLOS
Auto-avaliação
Permitir conhecer a posição relativa entre os participantes da avaliação.
ENEM, SAEB, PISA, SPAECE
Credenciamento
Possibilitar a entrada de indivíduos no mercado de trabalho ou na educação superior.
Prouni
Diagnóstica
Identificar aspectos diversos de determinada realidade, bem como formas de nela intervir para melhorá-la.
Prova Brasil
FONTE: SIQUEIRA E SOUSA (2009,p.58)

            De modo que é possível dizer que as avaliações externas visam a apresentar um conjunto diversificado de informações a respeito do que os grupos de estudantes de uma mesma ou diferentes séries sabem e são capazes de realizar em determinado estágio de seu percurso escolar. Assim, seus resultados podem sim ajudar a identificar o nível da qualidade da educação ofertada na redede ensino estadual ou municipal. Além disso, pode ajudar a compreender a natureza e variedade de fatores que interferem no desempenho do aluno e que ao ter esse conhecimento o professor deve trabalhar para minimizar essas deficiências. Claro que, se o professor não tiver acesso a essas informações a realidade pouco mudará. O que eu percebi por meio da pesquisa realizada é que meus colegas desconhecem essas informações.
            Devido ao seu alcance, natureza e complexidade, as avaliações externas costumam ser realizadas contando com a participação de grupos diversos, nos quais participam, por exemplo, especialistas e técnicos. Apesar disso, é fundamental que os gestores das escolas e os professores também conheçam tais avaliações, pois elas dizem respeito, diretamente ao trabalho que esses profissionais realizam na escola. Evidenciam também aspectos diversos, como o perfil sócio e cultural de alunos e professores, bem como a características básicas da prática docente, das estratégias de ensino e da própria gestão das escolas onde os alunos avaliados estudam.



Edneide  Silva

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário