quarta-feira, 1 de julho de 2015

A necessária renovação do ensino das ciências (Cachapuz): resumo do livro





1ª. Parte

1-Aborda a necessidade de Educação Científica para todos os cidadãos (conceito de alfabetização científica) para tomada de decisões.(Nações Unidas instituiu a década de 2005 a 2014 – Década da Educação para o Desenvolvimento sustentável)

2ª. Parte

Mostra qual é a influência deste conceito no EC – discussão epistemológica1-Visões deformadas da ciência e da tecnologia encontradas no cotidiano educacional – salas de aula, livros texto e cursos de formação.2-Promover a reorientação epistemológica do EC – aspectos como problemas, teoria e observação e hipótese e experiência – são aspectos que influenciam o ensino e direcionam a nossa proposta(do livro) de renovação do EC.3-Mudanças propostas em relação às atividades de ensino, enfocando o papel do professor e alunos e principalmente a formação dos professores.“A renovação do EC necessita não só de uma renovação epistemológica dos professores, mas que essa venha acompanhada por uma renovação didática – metodologia de suas aulas.” p.10Isto tudo implica numa renovação também do material didático e dos programas de atividades.

3ª. Parte

Aborda a defesa e a exemplificação de um modelo de aprendizagem como investigação.1-Explicita o posicionamento construtivista na EC2-e 3- São exemplosde programas de atividades para serem aplicados em sala de aula visando promover a renovação no EC. Estes exemplos criam condições aos professores testarem inovações em sala de aula e discuti-los nos cursos de formação.



4ª. Parte

Histórico de como a Didática emergiu como um campo específico do saber. Mostram o desenvolvimento dos grupos de pesquisa em PT e Spain e o aparecimento de revistas especializadas na área de EC nestes dois países. E a seguir, dá uma visão sobre o Brasil,abrangendo os cursos de pós-graduação e as revistas.

I PARTE A educação científica como objetivo social prioritário para a preparação de futuros cientistas.

Para a formação de cidadãos críticos, que possuam fundamentação para tomar decisões complexas
CAP 1Importância da Educação Científica na Sociedade Atual

Há um debate atual na sociedade: “sobre a conveniência ou não, de promover a alfabetização científica” (p. ) para a população em geral.Razões (argumentos) a favor:

Quais são as razões desta necessidade de alfabetização científica?Tradicionalmente era a importância da alfabetização científica tecnológica para o desenvolvimento futuro. Hoje vai além: é fator urgente, a curto prazo, para desenvolvimento das pessoas e dos povos.

Segundo o National Science Education Standard (1996) – é essencial para utilizar-se a informação para fazerescolhas, para discussões publicas e conhecer o mundo natural.

Segundo a Conferencia Mundial sobre Ciência para o século XXI (l999) – é uma estratégia para o desenvolvimento dos países para resolver problemas e satisfazer as necessidades da sociedade de um país. E para a tomada de decisões na sociedade sobre a aplicação do conhecimento.

Em vários trabalhos escritos: publicações em eventos: Ciência para todos

Muitos países estão fazendo reformas educativas que contemplam a alfabetização científica como finalidade principal.O conhecimento dessa importância exige o estudo de:1.como conseguir tal objetivo2.quais os obstáculos para sua execução.
O que é alfabetização científica afinal? (conceito)
Este conceito vem desde os anos 50, segundo Bybee (1977) – é a expressão de um amplo movimento educativo que se reconhece e mobiliza atrás da “alfabetização científica”:ambigüidade que permite cada pessoa atribuir-lhe significados diferentes explica dificuldades de: “como e para onde direcionar sua aplicação.”Deve ser interpretada como metáfora e não como a definição funcional de alfabetizar.
Objetivos básicos:
a conversão da educação científica em parte de uma educação geral, num mesmo currículo básico a todos os alunos.De acordo com Marco (2000):

alfabetização científica prática: utilizada na vida diária com o fim de melhorar as condições 
 de vida
alfabetização científica cívica: para tomada de decisões sociais
alfabetização científica cultural: natureza da ciência e tecnologia aplicáveis no social.De acordo com Hodson (1993):
conhecimento da ciência (conceitos, fatos e teorias)
aplicação do conhecimento – utilizar em situações reais
saberes técnicos: procedimentos e métodos de aparelhos e instrumentos.
Resolução de problemas: aplicação dos saberes técnicos
Interação com tecnologia: resolução de problemas práticos – aspecto utilitário
Questões sócio – econômicas – políticas e ético – morais

Inicialmente usava-se a metáfora das idéias filosóficas de que o aluno é um cientista,muito criticada, sendo substituída por “alunos como pesquisadores iniciantes.”Recebeu muitas contribuições de outras áreas, psico-pedagogia, psicologia da educação,epistemologia genética e neurociências.
Qual é a orientação epistemológica para uma aproximação ao construtivismo em Ensino de Ciências? (p.116)
Não é possível mudar o que o professor normalmente faz em sala de aula – a transmissão – sem transformar a sua epistemologia., as suas próprias concepções sobre como ocorre o conhecimento científico. O prof. possui uma epistem. espontânea advinda da impregnação, da reprodução do processo, a qual é um obstáculo sério ä reforma do Ensino de Ciências.
Aspropostas construtivistas não são uma receita (p.117)
Visão simplista de constr.: partindo-se do conhecimento prévio do aluno, produzir conflitos cognitivos e modificá-los. Rapidamente se compreende que muitos destes conhecimentos são resistentes à mudanças. Numa comparação: quando fazemos uma pesquisa não temos a intenção de confrontar nosso conhecimento, mas sim resolver problemas – esta idéia parece ser mais proveitosa.Por este caminho, eventualmente se adquire novos conhecimentos.Usar da estratégia da hipótese, baseia-se no envolvimento do aluno na construção do conhecimento.Isto é educar pela pesquisa (acréscimo próprio).
Cap.6A introdução dos conceitos de trabalho e energia: exemplo de programa de atividades para orientar o trabalho dos estudantes.
Este capítulo é apresenta uma forma construtivista de atividades através da aprendizagem pela investigação, ou pesquisas.

Cap.7A atenção à situação de emergência planetária: um programa de atividades dirigido aos docentes
Este capítulo é uma oficina para ser aplicada entre os professores de ciências a fim de “numa abordagem inicial, modificar as percepções e favorecer a tomada de consciência de que a educação científica tem que contribuir para pensar o futuro, dimensão até aqui esquecida” (Hicks e Holden, 1995).

Cap.8A emergência da didática das ciências como campo específico deconhecimentos.
Este capítulo contribui para um melhor entendimento da natureza atual da Didática das Ciências como domínio epistemológico emergente.Divide-se em duas partes:1.A disciplina didática em breve histórico e análise das razões da emergência desta nova disciplina, sua evolução e obstáculos.2.Principais linhas de pesquisas nesta área e seus desafios e perspectivas.

A Didática das Ciências como disciplina científica emergente: uma breve revisão histórica (p.188)

No caso da D.C. é preciso ter em conta as tradições docentes (o meio) e sociais enraizadas para quem basta conhecer o conteúdo, ter alguma prática docente e algum conhecimento pedagógico.Razões da emergência como novo campo de conhecimentos:
Existência de problemas relevantes que despertam interesse
Caráter específico destes problemas que outra disciplina não consegue resolver ou estudar
Contexto sócio-cultural e recursos humanos. Junte-se ao fracasso escolar, a necessidade de uma alfabetização científica – temos vários problemas que deram origem ao interesse em melhorar o Ensino de Ciências e as pesquisas nesta área.Foi necessário um longo período de inovações, com contribuições da filosofia da ciência, da epistemologia da ciências, das disciplinas educacionais, psicologia e psico-pedagogia. O que deu a disciplina o status de apêndice prático na formaçãodo professor.Até 1980, se encontrava num período pré-paradigmático. As faculdades de educação rejeitavam seus trabalhos de pesquisa, e não haviam revistas em espanhol e em português. Os grupos de professores eram isolados, separados, o que limita a sua eficiência.Ao final da década de 80, torna-se uma disciplina, aumenta-se as pesquisas, as revistas para publicações específicas, e um corpo teórico começa a se formar e se fundamentar.
Alguns obstáculos a ter em conta (p.196)
Ainda há vínculos entre D.C. e psicologia ou Ciências da Educação, e ainda há quem considere a D.C. uma disciplina que aplica os conhecimentos teóricos elaborados por elas. Isto pode nos fazer ignorar as contribuições da Epistemologia da Ciência.
Há necessidade de engajamento dos professores na pesquisa e em cursos de formação – aplicando-os na própria prática.
Um campo específico de investigação
São específicos porque são relativos ä Ciência e não são os mesmos que de outras como Artes ou Educação Física por exemplo
Principais linhas de trabalho na Didática das Ciências
-concepções alternativas; -Resolução de problemas; -práticas de laboratório: Estas são as três linhas clássicas da pesquisa em Did.das C. (teoria-problema-prática)-currículo, materiais didáticos, relações CTSA, linguagem e comunicação (metáforas.obstáculos epistem.), linguagem e cultura,avaliação, formação de professores,concepções dos professores, história da ciência, questões axiológicas (conceitos de valor).

Importa perceber a sua integração e as referencias cruzadas, o que conduz á uma ruptura das barreiras tradicionais do ensino de ciências e á um corpo de conhecimentos estreitamente interconectados.
Desafios atuais
-Aspectos chave da forma de investigação (métodos qualitativos e análise de discurso –os mais usados, mas há que diversificar).
Papel das novas tecnologias (p.204)
Preparar cidadãos de uma sociedade plural, democrática e tecnologicamente avançada.Utilizar como meio didático: trato dos dados experimentais. Possibilidades de modelagens, simulações inteligentes.
O debate em torno dos planejamentos construtivistas (p.206)
Nesta parte há uma repetição do que já foi exposto na parte sobre o construtivismo,anteriormente.
Perspectivas para o futuro
- Reforço dos vínculos entre as diversas linhas de pesquisa- Necessidade de aprofundar os fins e fundamentos de um modelo alternativo de ensino aprendizagem- Elaborar e experimentar propostas de formação de professores, baseadas em pesquisas sobre as concepções dos professores a respeito de ensino/aprend. De ciências e sobre a ciência.- Superar o reducionismo conceitual- Inovações sobre a natureza a ciência e sobre a Educação para a sustentabilidade.
 

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