O Marketing Pessoal faz parte do
cotidiano de todos, professores ou não. Aqui, nos referiremos aos professores porque tendo
a sala de aula como principal local de trabalho, a mesma funciona como uma “vitrine”.
Como formador de opinião, o professor é um referencial, um “modelo” para o
aluno. No exercício de sua profissão, a imagem pessoal e profissional do
professor representa a imagem do corpo docente, confunde-se com a imagem da
própria instituição escolar. Essa imagem, segundo Passadori (2003), é formada
pela postura, aparência, indumentária, bem como a voz, elegância e confiança,
junto às atitudes e comportamentos.
A imagem fala muito, a todo instante.
Manter a postura correta, portanto, é uma forma de respeito às pessoas.
Atividades físicas são importantes para o funcionamento do organismo: aumentam
a resistência às doenças, descarregam as tensões, corrigem a postura e impõem
ritmo e energia à forma de caminhar e de comportar.
Para tratar de aparência e elegância,
não esqueçamos: ‘Não basta você se achar maravilhoso, as pessoas também
precisam achar”. A elegância no vestir para o profissional professor ou
professora é um investimento necessário. Para isso, é importante a preocupação
com a adequação de roupa com o ambiente de trabalho e sempre evitar os
excessos, como roupas extravagantes, saias curtas, acessórios e maquiagem
carregada. As professoras devem tomar cuidado com o uso ou não de saltos. Usar
sandálias baixas, por melhor que seja a grife, compromete a postura e,
consequentemente, a elegância. Deve-se procurar um meio termo entre o salto alto e o conforto. Já os professores devem evitar os calçados despojados e
chinelos. É sempre bom, no caso dos calçados de couro, engraxá-los bem e/ou
mantê-los limpos.
Para completar o Marketing Pessoal, no
tocante à aparência e elegância, recomenda-se cuidados com os cabelos, com a
higiene da pele e das unhas, sempre bem cuidadas e, para concluir, o uso de
perfume discreto e adequado ao horário e ambiente.
O comportamento, além da elegância,
também faz parte da etiqueta social. Sendo assim, não podemos deixar de lembrar a
importância das normas básicas de comportamento à mesa, em sua participação nos
eventos, sejam profissionais ou pessoais, como encontros pedagógicos,
congressos e cursos de formação. A boa convivência com os colegas de trabalho é
fator importante, visto que o professor cobra dos seus alunos respeito,
relacionamento transparente e clima harmonioso no ambiente escolar. A prática
profissional, nesse caso funciona como
efeito espelho. Portanto, as atitudes do professor e seu comportamento dentro e
fora do ambiente escolar, revertem-se no seu próprio ensino. Não podemos
esquecer as palavrinhas mágicas: “por favor”, “com licença”, obrigada”, antes
mesmo de cobrá-las de nossos alunos. Outro ponto importante é a elegância dos
cumprimentos, no dia a dia, como desejar um bom dia, um bom final de semana e,
naturalmente lembrar os aniversários. Essas atitudes solidificam o
relacionamento, promovem o bem-estar, geram harmonia no trabalho, além de
fortalecer a equipe.
O trato com os espaços de uso comum
também refletem o nível de consciência e a educação dos sujeitos, além do mais,
quando esses sujeitos são educadores! Não é raro nos depararmos com situações
em que o próprio adulto da relação lança fora o lixo em local impróprio,
arrasta cadeiras ou mesas, desfaz o que antes estava em ordem, num comodismo,
reforçado por uma mentalidade de que “os outros devem me servir”. Quando
estamos nos referindo a educadores, o peso desses equívocos parece tomar
proporções ainda maiores. Portanto voltemos à importância de ser exemplo; se
meu aluno enxerga em mim alguém preocupado com o zelo e a manutenção da limpeza
dos espaços por nós compartilhados um modelo sadio e equilibrado começa a ser
formado.
Para completar as orientações sobre as
atitudes comportamentais, sejamos sensíveis a necessidade de enxergar a leitura
como uma poderosa ferramenta na formação do professor. Ler bons livros e demais
suportes dos diversos gêneros textuais dá uma dimensão superior à nossa
competência. A leitura promove melhor raciocínio, facilita a expressão verbal,
amplia o vocabulário, além de aprimorar a sensibilidade e o conhecimento de
mundo.
Frente ao exposto, podemos compreender
que, mesmo os profissionais da educação cuja imagem consolidada é a de profissionais
dedicados e, antes de tudo, apaixonados pelo que fazem, passem a se preocupar
com seu Marketing Pessoal. Dentro dessa perspectiva, Passadori sugere alguns
cuidados na busca e estruturação do Marketing Pessoal na profissão do
Professor:
1)
Faça algo para promover sua própria imagem,
aproveitando as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem,
quer seja de falar em público, escrever um artigo, fazer palestra ou tomar
decisões para realizar algo desafiante;
2)
Conheça e amplie suas próprias capacidades,
fazendo cursos de especializações ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um
conhecimento de inglês e de espanhol e uma constante atualização em
informática;
3)
Realize, principalmente em atividades
profissionais, aquilo que lhe dá prazer. Com isso você estará prestando um
grande serviço a você mesmo e aos seus alunos por estar fazendo algo melhor,
justamente porque lhe é prazeroso;
4)
Imagine-se no futuro e veja-se realizado, com
muito sucesso pessoal e profissional e muito feliz. Isso o ajudará a
identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que se deseja amanhã;
5)
Viva harmoniosamente com as incertezas e as
surpresas. Elas fazem parte do processo da vida. Não se deixe abater por
dúvidas, medos ou fraquezas.
“Lembre-se de que o Marketing Pessoal é apenas um
reflexo daquilo que você é, pensa e sente”.
Texto adaptado
de Anita S. M. Pinheiro.