sexta-feira, 8 de julho de 2022

08 de Julho - Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador: tudo começa na escola!

      O que dizer no dia de hoje para aqueles que nos prestigiam em nossas escassas publicações, mas que ainda assim são vistas e anunciadas por vocês como de grande valia? Será que a data nos permite soltar fogos de artifício e comemorar sem preocupações com cortes e descasos vividos e tão declarados nos últimos tempos?
   Bem, vamos lá... ainda que com a previsão de mais cortes no orçamento educacional e consequentemente no desenvolvimento científico, considerando que esse tem relação direta com a formação do sujeito em sua trajetória escolar, sabemos que temos sim o que comemorar. Certamente o mais recente avanço da Ciência alcançados pelos pesquisadores foi o desenvolvimento da vacina da Covid-19. Essa ao contrário do que propagam os negacionistas, não impedem a contaminação pelo vírus, entretanto minimizam o agravamento da doença o que certamente contribui para a não evolução ao óbito.
     Ainda como comemoração na data frisamos o empenho dos professores/as da Educação infantil, que ao nosso vê são tão importantes para o processo educacional quanto qualquer outro profissional nos demais níveis de ensino. De modo particular, oportunamente nessa data, divulgamos o trabalho desenvolvido pela egressa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da natureza (LEdoC/CN) do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lenice Sales de Moura, que há 14 anos vem desenvolvendo trabalho de excelência na educação da localidade de Curralinhos, no município de Picos Estado do Piauí. No ano de 2016, na época aluna do Curso LEdoC/CN, Lenice participou ativamente em um projeto de extensão na Escola Municipal Expedito Albano de Moura, intitulado “Reaproveitamento de resíduos através de ações pedagógicas para sensibilização ambiental dos alunos nas escolas do campo: da seleção até o uso/reuso de alguns materiais em benefício da comunidade”, sob a coordenação dos Professores da UFPI Edneide Silva, Gardner Arrais e Melise Pessoa. Na oportunidade, Lenice era bolsista/voluntária e teve papel fundamental para a instalação da horta escolar e sua manutenção. Ao final da graduação, sob a orientação do Prof. Dr. Gardner Arrais, submeteu-se a seleção do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde foi aprovada e em 2020 concluiu o curso. 
     
      Permanecendo na mesma escola, a professora Lenice mostra-se comprometida e consciente de sua responsabilidade na formação dos estudantes da localidade de Curralinhos e isso pode ser comprovado pelos stories publicados diariamente em seu watsap com a interação e carinho dos alunos pela referida professora. Ao final do semestre, a "Tia Lenice" como é carinhosamente aclamada por seus 28 alunos do pré I e II, não deixou de fazer a diferença, que poderia ser igual se os governantes compreendessem o quão importante é essa etapa formativa e assim incentivassem aos professores a realizarem atividades da mesma natureza. Na tarde de hoje, 08/07/2022 foi realizado o encerramento do semestre sob a coordenação da professora com o apoio da direção da escola na pessoa de Vanda Maria Sales e colaboração da também egressa do Curso LEdoC/CN, Gabriela Sales. Na festividade foi possível vê a participação voluntária e espontânea das crianças sob  os comandos da "Tia Lenice", evidenciando que a afetividade também é importante e contribui para a formação do intelecto dos sujeitos envoltos no processo educacional.
     Abaixo, seguem registros fotográficos, cedidos pela professora e a quem parabenizamos e torcemos que continue se qualificando e aplicando os conhecimentos adquiridos em benefício daqueles que num futuro breve estarão ocupando seus espaços na sociedade e quiçá, serão pesquisadores que muito contribuirão com o desenvolvimento da Ciência.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário