sexta-feira, 4 de setembro de 2020
LIVRO: UMA BREVE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
ESTRATÉGIAS DE ENSINO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA

Com a intenção de oferecer maiores
possibilidades de sucesso aos estudantes, alguns professores fazem uso de
estratégias de ensino diferenciadas. A seguir exemplificamos duas, dentre
tantas estratégias que estão sendo vastamente utilizadas e que de acordo com o
número de publicações de artigos e trabalhos acadêmicos, é possível dizer que
contribuem positivamente tanto no ensino, tornando-o mais dinâmico e
interativo, quanto na aprendizagem, envolvendo cada vez mais os estudantes e
estimulando ao desenvolvimento de habilidades como a leitura e escrita.
Dito isso temos condições de nos
recordar que desde as fases iniciais, os estudantes são fascinados pelos super
heróis e suas histórias, que na maior parte das vezes se fazia divulgar por
meio das revistas em quadrinhos impressas. Atualmente essas revistas são online
e com a disponibilidade de aplicativos próprios, têm-se a possibilidade de
criação das próprias histórias em quadrinhos (HQs).
Uma das características é que as
histórias têm ações rápidas, de fácil compreensão e envolvem o leitor. Quando o
leitor é uma criança, essa estratégia ainda pode estimular boas risadas e
reprodução oral da história acrescida de elementos imaginativos, próprios da
infância.
O
uso das HQs em sala de aula pode ser uma estratégia de ensino interessante e
criativa para estimular no ensino da História, por exemplo, e uma das possíveis
consequências é o rendimento escolar aumentado. Elas podem ser usadas como
parte de uma discussão introdutória sobre algum assunto histórico além de
servir como meio para o desenvolvimento de atividades extras como o teatro.
Apesar de não ser uma atividade recente, a produção de quadrinhos com temas
históricos cresceu no Brasil desde a década de 2000 e ganhou espaço no mercado
editorial. Esta é uma atividade abrangente e enriquecedora, que permite acesso
às referências de conteúdo autobiográfico e criação de argumentos narrativos
baseados na experiência de si mesmo e/ou de pessoas próximas.
Além
das HQs, há ainda o ensino pela pesquisa. Essa estratégia sugere que o
estudante realize pesquisas orientadas pelo professor acerca de determinado
assunto/conteúdo. Em parceria com as HQs, o ensino pela pesquisa pode motivar
além de habilidades como leitura e escrita, certamente contribui para estimular
a criatividade e que em tempo de pandemia tem sido constantemente solicitada. A
partir disso, sugerimos
que essas duas estratégias podem ser utilizadas para desenvolver atividades
comemorativas ao Dia do Folclore, a ser comemorado amanhã, dia 22 de Agosto.
Lembramos que o trabalho com “datas
comemorativas” colabora com a preservação da cultura nacional e que nessa data
específica, é uma oportunidade para descoberta das principais manifestações
folclóricas do nosso país. Além disso, também proporcionam conhecimento sobre
determinados personagens e suas características por meio do contato com as HQs,
e têm o compromisso de desenvolver habilidades de leitura, escrita e
interpretação.
Dessa forma, estamos
disponibilizando “Cadernos de Atividades sobre o Folclore” e também “Histórias
em Quadrinhos Folclóricas” nos links abaixo, com a finalidade de oferecer
materiais que possam aumentar o repertório cultural dos professores e por
conseguintes dos seus estudantes.
Se gostarem, nos ajudem a divulgar nosso trabalho e não esqueçam, SE FOR POSSÍVEL, FIQUEM EM CASA!
Você pode acessar os arquivos clicando no link:
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS FOLCLÓRICA
APOSTILA DE LENDAS E INTERPRETAÇÃO DO FOLCLORE
1° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA
2° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA
3° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA
4° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA
REFERÊNCIAS
CAIADO, Elen Campos. Como construir história em quadrinhos
com os alunos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>.
Acesso em: 21 ago. 2020.
CARVALHO, Leandro. História em quadrinhos como incentivo à
leitura. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/historia-quadrinhos-como-incentivo-leitura.htm>.
Acesso em: 21 ago. 2020.
PINTO, Tales. História em quadrinhos em sala de aula. Brasil
Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/historia-quadrinhos-sala-aula.htm>.
Acesso em 21 ago. 2020.
VILARINHO, Sabrina. Histórias em quadrinhos. Brasil Escola.
Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/historia-quadrinhos-1.htm>.
Acesso em: 21 ago. 2020.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
O FOLCLORE BRASILEIRO
Por meio das
narrativas da sabedoria popular brasileira, há muito tempo as pessoas contam e
recontam essas narrativas para suas gerações, seja em casa ou na escola, no
campo ou na cidade. São histórias que submergem dos rios brasileiros e se
espalham por todas as partes do país. E, em agosto, há um dia especial para
lembrar essas histórias que contribuem para a constituição da identidade
nacional denominado Dia do Folclore a comemorar-se sempre no dia 22, e isso desde
1995.
A criação do Dia do Folclore Brasileiro se deu
por meio do Decreto Nº 56.747, que foi assinado em 17 de agosto de 1965 pelo
então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco. O objetivo da
criação deste dia foi para incentivar as pesquisas e estudos na área e com isso
poder garantir a preservação do folclore brasileiro.
O folclore naturalmente não é um elemento que se
encontra presente apenas em um lugar específico, mas se reflete e manifesta em
todas as culturas, pois todas elas têm seu próprio conjunto de crenças, mitos,
personagens e tradições que constituem o saber popular.
A partir da importância do folclore exaltada
anteriormente, selecionamos a obra de A. S. Franchini, que conta em sua versão
algumas das mais emocionantes histórias do folclore nativo, nas quais o
fantástico e o popular se unem para recriar antigos relatos sobre a formação
dos povos e do território brasileiro.
Esperamos que vocês aproveitem o final de semana
para ler essa belíssima obra que valoriza algumas das mais famosas lendas
indígenas, além de contos populares e também monstruosas criaturas que povoam
nosso imaginário e dão vida as 100 melhores lendas do folclore brasileiro.
Abraços e nos auxiliem divulgando nosso
trabalho, e se possível, FIQUEM EM CASA!
REFERÊNCIAS:
Livros para
celebrar o folclore brasileiro. Blog da Letrinhas, 2018. Disponível em: <https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Livros-para-celebrar-o-folclore-brasileiro>.
Acesso em: 14 ago. 2020.
NEVES,
Daniel. Folclore Brasileiro. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/folclore-brasileiro.htm>.
Acesso em: 14 ago. 2020.
NEVES,
Daniel. Folclore. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/folclore>.
Acesso em: 14 ago. 2020.
Você pode fazer o download da obra clicando Aqui.
segunda-feira, 13 de julho de 2020
Indicação de leitura e submissão de artigos
Olá pessoal, como estão aproveitando os dias de quarentena? Hoje estamos passando para indicar um excelente artigo que foi publicado na publicação semestral da Revista IDEAÇÃO, que é do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas
em Filosofia, com o apoio da editora da
Universidade Estadual de Feira de Santana, e que publica textos originais de
Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de
artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato
impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o
seu livre acesso imediato e gratuito. Pela abordagem
interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em
abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia. De modo que as temáticas estabelecem conexão direta com assuntos da Educação. Aos interessados em submeter trabalhos, a Revista Ideação está com chamada para um novo dossiê, a ser publicado no primeiro semestre de 2021, intitulado “Filosofia Política: Renascimento e Modernidade”,
abordando temáticas que perpassem esse período fundamental da história
ocidental, em diálogo com a política. O dossiê será coordenado pelos
professores Nilo Henrique Neves dos Reis, Luiz Carlos Montans Braga e
Antonio Cesar Ferreira da Silva. Os artigos para o dossiê poderão ser enviados até 30/09/2020. Entretanto, a Revista continua a receber artigos, resenhas e traduções por submissão contínua. Para maiores esclarecimentos acessem o link disponibilizado no inicio da postagem.
O artigo, intitulado "O RESGATE DE PAULO FREIRE PARA O PROJETO-LIBERTAÇÃO DE ENRIQUE DUSSEL" com autoria do Doutorando em Educação pela Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Professor Associado IV da Graduação e Pós-Graduação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC), João Paulo Pimentel e Eduardo Ferreira Chagas, respectivamente, o texto traz em seu resumo que objetiva expor a apropriação do filósofo Enrique Dussel das ideias pedagógicas de Paulo Freire. De acordo com os autores, foi apresentado o itinerário da Ética da Libertação referente ao nível moral-formal crítico na superação da Ética do Discurso em vista do projeto-libertação. Ainda de acordo com os autores, o pensamento de Paulo Freire possibilita o avanço para um critério de validade consensual anti-hegemônico mediante a formação das comunidades de vítimas. Dussel, acolhe, portanto, o processo de conscientização e a ação dialógica propostos por Freire como elementos fundamentais da Ética da Libertação.
Segue o link para o acesso direto ao artigo http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/4700
Aos autores, deixamos aqui nossos explícitos parabéns pela temática e forma como a escrita se apresenta. Para os leitores, desejamos que se apropriem do conteúdo e se motivem a submeter seus escritos para a composição do próximo Dossiê.
Abraços.
quinta-feira, 28 de maio de 2020
Ampliando os conhecimentos e estabelecendo conexões de aprendizagem
Divulgação das Histórias de Vida dos Professores: uma forma de reconhecimento

Há tempos acompanho seu trabalho, por vezes mais de perto outras vezes só indicando, mas acompanho. Atualmente, sou professora na UFPI, no campus de Picos.Lá trabalho no curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza. POR QUASE 5 ANOS TRABALHEI PRATICAMENTE SOZINHA COM AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA, POIS A OUTRA PROFEssora estava afastada. Esse tempo foi maravilhoso pois pude conhecer melhor as diversas areas da Química.COMO TRABALHAMOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAREM EM ESCOLAS DO CAMPO, A MAIOR PARTE DAS VEZES TINHAMOS DE USAR A CRIATIVIDADE PARA PROPOR AULAS MAIS ATRATIVAS, DINÂMICAS E DIFERENTES. BEM....ALGUMAS COISAS DERAM CERTO, MAS OUTRAS NÃO. ESSAS COISAS QUE AS VEZES FUNCIONA COM UMA TURMA MAS COM OUTRA NÃO. Bem, toda essa conversa inicialmente é para te parabenizar e dizer que você é fonte de inspiração para nós.
Atualmente estou com um projeto de extensão que abrange 2 blogs, 2 instagrans, 1 podcast e 1 canal. Tenho alunos maravilhosos e eles são muito dedicados. Um blog é mais para divulgação de assuntos relacionados a ciênca: edquimicaedbem.blogspot.com
O outro está parado com previsão de continuidade em junho: qualopapeldoprofessorcoordenador.blogspot.com
Ambos surgiram quando Eu ainda estava na educação básica e agora pensei em submetê-los a um projeto de extensão. O instagram é o @quimicast, este está vinculado a um podcast (quimicast, o podcast que tem Química!) Estamos engatinhando, mas já sairam 2 episódios.
O outro IG: @edquimicaedbem, está vinculado ao canal: EDQUIMICA EDBEM O CANAL QUE APROXIMA O CONHECIMENTO QUÍMICO DO COTIDIANO.
Bem, essas são as atividades que estamos desenvolvendo e que a convido para conhecer.
Abraços fraternos.
Texto da Professora Alacoque Lorenzini Erdmann: NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES...
NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES...
De um dia para o outro, os professores, montaram todo um sistema de educação à distância, para continuar a prestar a sua missão de vida a partir de casa... Com mística e dedicação...
Materiais? Seu computador, privado e pessoal; e sua internet ... paga do bolso.
Espaços? O salão de sua casa, que torna pública a intimidade de sua casa.
Direitos autorais? Cedidos, pesquisas, imagem, textos, tarefas...
Exigências? Absolutas.
A escola na sala de casa nunca acaba.
Um milhão de e-mails para atender... grupos pelo WhatsApp, chamadas, atendimento personalizado, aproximando-se da função tutorial...
Professores estamos trabalhando... Na verdade multiplicamos por muito as nossas horas de trabalho, pois agora esclarecemos as dúvidas um a um, corrigimos as tarefas uma a uma... E sem falar sobre as orientações de ordem psicológica... Dentro da compreensão de fazer com que os nossos alunos vejam a transcendência do que estamos experimentando...
Eu aplaudo os professores!
Eu aplaudo os professores com todas as minhas forças! Por brindar à educação o lugar que lhe cabe nesta época de crise... Fazemos parte da história... Um milhão de aplausos para todos.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Professora Alacoque Lorenzini Erdmann
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Em época de CORONAVÍRUS, como ficam os professores? Estão de férias?
Confesso que tendo dois blogs, por vezes não consigo dividir as temáticas e acabo postando tudo num só local. Inclusive, vocês podem passar por lá: edquimicaedbem@blogspot.com. Além disso, ainda estou com uma proposta de podcast: @quimicast: o podcast que tem Química e um instagran: @quimicast.
Agora entendem que Eu não tinha esquecido vocês?! He He He.
Bem, tendo me justificado, quero compartilhar esse texto que está disponível nos grupos de watsap.
Espero que gostem. Eu me identifiquei bastante. Para todos os momentos, sempre temos nossa categoria sendo desprestigiada. É lamentável que a EDUCAÇÃO SEJA TÃO DESTRATADA.
segunda-feira, 29 de julho de 2019
Sugestões de Atividade Experimentais para o Ensino de Ciências no Fundamental II
Bem, deixo abaixo o link de um material muito bacana.
Divirtam-se e excelente retorno.
OFICINAS TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS
sábado, 22 de junho de 2019
Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Interações
Bom trabalho!
Manual do Professor
Sustentabilidade na Terra