sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O FOLCLORE BRASILEIRO

Ao nos remetermos ao FOLCLORE, entendemos que é a caracterização das manifestações da cultura popular que representa a identidade social de um povo. Em nosso país não é diferente. O folclore brasileiro faz parte das conquistas da cultura popular brasileira, com sua riqueza e diversidade. Ainda na compreensão linguística do vem a ser FOLCLORE, pode-se incluir histórias, lendas, canções, ritmos, festas populares, jargões, literatura, etc. De modo que nosso folclore é extremamente rico e influenciado pelas culturas europeia, africana e indígena, o que justifica a vasta diferenciação de elementos culturais.

Por meio das narrativas da sabedoria popular brasileira, há muito tempo as pessoas contam e recontam essas narrativas para suas gerações, seja em casa ou na escola, no campo ou na cidade. São histórias que submergem dos rios brasileiros e se espalham por todas as partes do país. E, em agosto, há um dia especial para lembrar essas histórias que contribuem para a constituição da identidade nacional denominado Dia do Folclore  a comemorar-se sempre no dia 22, e isso desde 1995.

A criação do Dia do Folclore Brasileiro se deu por meio do Decreto Nº 56.747, que foi assinado em 17 de agosto de 1965 pelo então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco. O objetivo da criação deste dia foi para incentivar as pesquisas e estudos na área e com isso poder garantir a preservação do folclore brasileiro.

O folclore naturalmente não é um elemento que se encontra presente apenas em um lugar específico, mas se reflete e manifesta em todas as culturas, pois todas elas têm seu próprio conjunto de crenças, mitos, personagens e tradições que constituem o saber popular.

A partir da importância do folclore exaltada anteriormente, selecionamos a obra de A. S. Franchini, que conta em sua versão algumas das mais emocionantes histórias do folclore nativo, nas quais o fantástico e o popular se unem para recriar antigos relatos sobre a formação dos povos e do território brasileiro.

Esperamos que vocês aproveitem o final de semana para ler essa belíssima obra que valoriza algumas das mais famosas lendas indígenas, além de contos populares e também monstruosas criaturas que povoam nosso imaginário e dão vida as 100 melhores lendas do folclore brasileiro.

Abraços e nos auxiliem divulgando nosso trabalho, e se possível, FIQUEM EM CASA!

REFERÊNCIAS:

Livros para celebrar o folclore brasileiro. Blog da Letrinhas, 2018. Disponível em: <https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Livros-para-celebrar-o-folclore-brasileiro>. Acesso em: 14 ago. 2020.

NEVES, Daniel. Folclore Brasileiro. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/folclore-brasileiro.htm>. Acesso em: 14 ago. 2020.

NEVES, Daniel. Folclore. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/folclore>. Acesso em: 14 ago. 2020.

 

Você pode fazer o download da obra clicando Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário