sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA

 


Com a intenção de oferecer maiores possibilidades de sucesso aos estudantes, alguns professores fazem uso de estratégias de ensino diferenciadas. A seguir exemplificamos duas, dentre tantas estratégias que estão sendo vastamente utilizadas e que de acordo com o número de publicações de artigos e trabalhos acadêmicos, é possível dizer que contribuem positivamente tanto no ensino, tornando-o mais dinâmico e interativo, quanto na aprendizagem, envolvendo cada vez mais os estudantes e estimulando ao desenvolvimento de habilidades como a leitura e escrita.

Dito isso temos condições de nos recordar que desde as fases iniciais, os estudantes são fascinados pelos super heróis e suas histórias, que na maior parte das vezes se fazia divulgar por meio das revistas em quadrinhos impressas. Atualmente essas revistas são online e com a disponibilidade de aplicativos próprios, têm-se a possibilidade de criação das próprias histórias em quadrinhos (HQs).

Uma das características é que as histórias têm ações rápidas, de fácil compreensão e envolvem o leitor. Quando o leitor é uma criança, essa estratégia ainda pode estimular boas risadas e reprodução oral da história acrescida de elementos imaginativos, próprios da infância.

O uso das HQs em sala de aula pode ser uma estratégia de ensino interessante e criativa para estimular no ensino da História, por exemplo, e uma das possíveis consequências é o rendimento escolar aumentado. Elas podem ser usadas como parte de uma discussão introdutória sobre algum assunto histórico além de servir como meio para o desenvolvimento de atividades extras como o teatro. Apesar de não ser uma atividade recente, a produção de quadrinhos com temas históricos cresceu no Brasil desde a década de 2000 e ganhou espaço no mercado editorial. Esta é uma atividade abrangente e enriquecedora, que permite acesso às referências de conteúdo autobiográfico e criação de argumentos narrativos baseados na experiência de si mesmo e/ou de pessoas próximas.

Além das HQs, há ainda o ensino pela pesquisa. Essa estratégia sugere que o estudante realize pesquisas orientadas pelo professor acerca de determinado assunto/conteúdo. Em parceria com as HQs, o ensino pela pesquisa pode motivar além de habilidades como leitura e escrita, certamente contribui para estimular a criatividade e que em tempo de pandemia tem sido constantemente solicitada. A partir disso, sugerimos que essas duas estratégias podem ser utilizadas para desenvolver atividades comemorativas ao Dia do Folclore, a ser comemorado amanhã, dia 22 de Agosto.

Lembramos que o trabalho com “datas comemorativas” colabora com a preservação da cultura nacional e que nessa data específica, é uma oportunidade para descoberta das principais manifestações folclóricas do nosso país. Além disso, também proporcionam conhecimento sobre determinados personagens e suas características por meio do contato com as HQs, e têm o compromisso de desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação.

Dessa forma, estamos disponibilizando “Cadernos de Atividades sobre o Folclore” e também “Histórias em Quadrinhos Folclóricas” nos links abaixo, com a finalidade de oferecer materiais que possam aumentar o repertório cultural dos professores e por conseguintes dos seus estudantes.

Se gostarem, nos ajudem a divulgar nosso trabalho e não esqueçam, SE FOR POSSÍVEL, FIQUEM EM CASA!

Você pode acessar os arquivos clicando no link:

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS FOLCLÓRICA

APOSTILA DE LENDAS E INTERPRETAÇÃO DO FOLCLORE

1° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA

2° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA

3° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA

4° CADERNO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICA

REFERÊNCIAS

CAIADO, Elen Campos. Como construir história em quadrinhos com os alunos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm>. Acesso em: 21 ago. 2020.

CARVALHO, Leandro. História em quadrinhos como incentivo à leitura. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/historia-quadrinhos-como-incentivo-leitura.htm>. Acesso em: 21 ago. 2020.

PINTO, Tales. História em quadrinhos em sala de aula. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/historia-quadrinhos-sala-aula.htm>. Acesso em 21 ago. 2020.

VILARINHO, Sabrina. Histórias em quadrinhos. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/historia-quadrinhos-1.htm>. Acesso em: 21 ago. 2020.

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