segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AVALIAR é inrínseco à natureza humana.....



AVALIAR é intrínseco à natureza humana, contudo, no ambiente escolar não deve ocorrer de forma intuitiva apenas.
            Como enfatiza Dias Sobrinho (2003): ‘... a concepção de uma avaliação institucional está ligada à condição fundamental da educação e esta não se separa dos significados que atribuímos a sociedade e às expectativas da humanidade que projetamos.’ (p.195).
            Apesar de existir uma variedade de avaliações no contexto escolar, focalizando sujeitos diferentes é possível agrupá-las em INTERNA e EXTERNA. Aqui, especificarei as externas, também conhecidas como avaliação em larga escala. Ao se perguntar aos professores sobre a avaliação, observa-se que a maior parte confunde esses dois tipos de avaliação, e, portanto, não tem claro as possíveis contribuições destas em sua prática educativa.
            Para a maioria não está claro que a avaliação em larga escala geralmente usa instrumentos padronizados, como, testes e questionários, sendo realizadas, ao mesmo tempo, e em diferentes locais do país. Além disso, procuram informar os gestores públicos das instâncias federal, estadual, municipal e da própria escola, a respeito do desempenho dos alunos e, consequentemente, das redes de ensino às quais estão vinculadas. Talvez por isso, não consigam perceber a importância das avaliações em larga escala e quais as contribuições para seu trabalho em sala de aula.
            Na atualidade, as avaliações externas são adotadas, como política educacional, em um grande número de países, tendo o Brasil sempre ocupado posição de destaque. Uma das principais finalidades é apresentar informações que contribuam para verificar em que medida determinadas políticas educacionais estão sendo desenvolvidas, considerando seus objetivos. Portanto, podem subsidiar a formulação, permanência ou revisão dessas políticas. Observe o quadro abaixo:

FUNÇÕES
OBJETIVOS
EXEMPLOS
Auto-avaliação
Permitir conhecer a posição relativa entre os participantes da avaliação.
ENEM, SAEB, PISA, SPAECE
Credenciamento
Possibilitar a entrada de indivíduos no mercado de trabalho ou na educação superior.
Prouni
Diagnóstica
Identificar aspectos diversos de determinada realidade, bem como formas de nela intervir para melhorá-la.
Prova Brasil
FONTE: SIQUEIRA E SOUSA (2009,p.58)

            De modo que é possível dizer que as avaliações externas visam a apresentar um conjunto diversificado de informações a respeito do que os grupos de estudantes de uma mesma ou diferentes séries sabem e são capazes de realizar em determinado estágio de seu percurso escolar. Assim, seus resultados podem sim ajudar a identificar o nível da qualidade da educação ofertada na redede ensino estadual ou municipal. Além disso, pode ajudar a compreender a natureza e variedade de fatores que interferem no desempenho do aluno e que ao ter esse conhecimento o professor deve trabalhar para minimizar essas deficiências. Claro que, se o professor não tiver acesso a essas informações a realidade pouco mudará. O que eu percebi por meio da pesquisa realizada é que meus colegas desconhecem essas informações.
            Devido ao seu alcance, natureza e complexidade, as avaliações externas costumam ser realizadas contando com a participação de grupos diversos, nos quais participam, por exemplo, especialistas e técnicos. Apesar disso, é fundamental que os gestores das escolas e os professores também conheçam tais avaliações, pois elas dizem respeito, diretamente ao trabalho que esses profissionais realizam na escola. Evidenciam também aspectos diversos, como o perfil sócio e cultural de alunos e professores, bem como a características básicas da prática docente, das estratégias de ensino e da própria gestão das escolas onde os alunos avaliados estudam.



Edneide  Silva

 


SUGESTÕES DE PESQUISA NA ÁREA EDUCACIONAL



 Essas três temáticas que são muito interessantes para serem pesquisadas.
 - FORMAÇÃO EM SERVIÇO: uma vez que é cada vez mais exigido do profissional da educação, se faz necessário que o mesmo esteja em constante processo de atualização.
- PLANEJAMENTO ESCOLAR: como otimizar o horário de planejamento na escola.
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: aqui a sugestão é que a qualificação do professor o possibilite aplicar e até mesmo desenvolver estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.


Dentre as três temáticas propostas, eu tenho preferência pela última, pois vejo que tendo por objetivo maior melhorar o desenvolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, o professor deve sempre pesquisar estratégias que facilitem seu trabalho em sala de aula. Uma ideia, é que esse assunto seja explorado pelo coordenador escolar em forma de FORMAÇÃO EM SERVIÇO durante os momentos de planejamento escolar. Para tanto, sugiro que ao ser pesquisado,deva-se seguir as seguintes etapas: 
- Inicialmente o estudo e fichamento do livro: Técnicas de ensino: por que não? Ilma Passos Alencastro Veiga, onde são esclarecidos conceitos que muito se confundem, como os de técnica e método, além de localizar no tempo o modismo que foi a aplicação da expressão técnica de ensino.
- Em seguida, apresentação das ideias concebidas por cada participante a partir da leitura realizada.
- Será proposto que cada participante selecione uma técnica (ou estratégia de ensino) para trabalhar um determinado assunto do seu conteúdo. O que poderá efetivamente ser realizado no ano letivo de 2014 e que certamente já poderá ser incluído em seu planejamento anual.

Boa trabalho!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

INÍCIO DO ANO LETIVO......O RETORNO!

          Bem, o ano letivo de 2015 está batendo à porta, assim que tal inovarmos e a cada mês propormos atividades voltadas para as datas comemorativas?
          Fiz uma seleção de algumas datas no primeiro semestre. Claro que não coloquei todas, mas as principais e com as quais é possível trabalhar atividades de  diversas disciplinas, principalmente a Química.....rsrsrs.
Fevereiro – Inicia o ano letivo
O EM entrevista o EF.
14/02 – Dia do Amor
27/02 – Dia do idoso.
Março – Escassez de água e avaliação de Química.
08/02 – Dia Internacional da Mulher.
12/03 – Dia da Biblioteca.
14/03 – Dia da Poesia.
15/03 – Dia dos animais e do circo.
19/03 – Dia da escola.
21/03 – Dia Mundial da Discriminação Racial.
22/03 – Dia Mundial da Água.
Abril – Pesquisando aditivos químicos no supermercado.
02/04 – Dia Mundial do Livro Infantil.
07/04 – Dia Mundial da Saúde.
21/04 – Dia de Tiradentes.
22/04 – Dia do Descobrimento do Brasil.
Maio – Dia das Mães e mês das noivas (ARTESANATO DA BELEZA).
01/05 – Dia Mundial do Trabalho.
10/05 – Dia das Mães.
13/05 – Dia da Abolição da escravatura no Brasil.
25/05 – Dia do Trabalhador rural.
27/05 – Dia da Mata Atlântica.
Junho – Reciclagem de materiais.
05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente.
10/06 – Dia da Língua Portuguesa.
12/06 – Dia dos namorados.
21/06 – Dia Internacional da Música.
25/06 – Dia do Imigrante e do Combate às Drogas.
Atenciosamente,
Profa.: Edneide Silva