quinta-feira, 9 de abril de 2020

Em época de CORONAVÍRUS, como ficam os professores? Estão de férias?

Olá pessoal, já faz tempo não é?
Confesso que tendo dois blogs, por vezes não consigo dividir as temáticas e acabo postando tudo num só local. Inclusive, vocês podem passar por lá: edquimicaedbem@blogspot.com. Além disso, ainda estou com uma proposta de podcast: @quimicast: o podcast que tem Química e um instagran: @quimicast.
Agora entendem que Eu não tinha esquecido vocês?! He He He.
Bem, tendo me justificado, quero compartilhar esse texto que está disponível nos grupos de watsap.
Espero que gostem. Eu me identifiquei bastante. Para todos os momentos, sempre temos nossa categoria sendo desprestigiada. É lamentável que a EDUCAÇÃO SEJA TÃO DESTRATADA.

Eu gostaria de entender qual o problema das pessoas com professores? 
Pq nossa categoria incomoda tanto!? Em tempos de pandemia, onde todos estão com suas rotinas alteradas, vejo uma cobrança absurda sobre a categoria para que nós nos mantenhamos em serviço sob a alegação de que "não estamos de férias"! Solicitações de aula online, disponibilização de tarefas, orientação à distância, gravação de vídeo aula pra mandar pra aluno,  como se nós TB não estivéssemos tendo que reorganizar a vida com rotina doméstica ( visto que, aqueles com mais consciência liberaram seus funcionários domésticos), cuidado com filhos, cozinha, roupa. Inventar brincadeiras com crianças, manter o homescooling adotado pela escola dos filhos ( sem muita eficiência, é verdade), tentar manter a sanidade, cuidar dos pais e parentes idosos que porventura dividam a casa enfim, uma série de atividades que compõem esse momento atípico.
Por outro lado, alunos que, por vezes, tem apenas a Net 3g do celular que quase nunca tem crédito, angustiado por informações de que os professores tão passando trabalhos q ele não tá nem vendo, e manda ZAP e manda direct e diz que o Cel dele é ruim, que não dá pra ler, que não baixa vídeo...ufa!
Diante disso, secretarias de educação produtivistas, que cobram gestores, que tem q mostrar serviço, que solicitam propostas absurdas, que enchem o saco de professores num período tão tumultuado, que começam a ficar ansiosos por se acharem incompetentes em não conseguir produzir conteúdo digital, em não dominarem essas tecnologias, em não terem cabeça e, pasmem, tempo e disposição para pensar essas novidades alternativas. Isso gera um stress absurdo!
Não satisfeitos, gestores como o daqui de Jacobina, pra não deixar professores "sem fazer nada", baixa decreto CONVOCANDO os professores pra atuar na linha de frente da barreira sanitária. Realmente precisamos ser polivalentes.
Esse é apenas um desabafo de uma professora que está cansada de cobranças sobre produtividade na quarentena. Não vou fazer o q não me sinto apta a fazer nesse momento. Estou ocupada em ser mãe, dona de casa, esposa, filha e sujeito! Sujeito que sente, que sofre, que se preocupa, que está angustiada por mim mesma, pelos meus, pelos outros. Que reza todo dia pra q os casos não cheguem aqui e q se mantenha longe de minha mãe, irmãos e tias q estão longe. Estou ocupada ensinando minhas filhas a ter empatia e paciência e a reaprender a brincar e passar tempo junto com minha família. Tô reaprendendo a avaliar meu tempo.
Esse desabafo TB é um aviso de que aqui tem uma PROFESSORA EM QUARENTENA. EM ISOLAMENTO e por vezes em Pânico. Me deixem quieta, por favor!

Renata Freitas Lopes.




SE FOR POSSÍVEL, FIQUE EM CASA!

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sugestões de Atividade Experimentais para o Ensino de Ciências no Fundamental II

Olá pessoal, como estão nesse fianlzinho de férias? Prontas/os para o retorno? Que tal iniciar o segundo semestre com o desenvolvimento de aulas experimentais de Ciências?
Bem, deixo abaixo o link de um material muito bacana.
Divirtam-se e excelente retorno.

OFICINAS TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS

sábado, 22 de junho de 2019

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Interações

       A prática de hábitos que promovam a cnservação do ambiente pode ser estimulada, além do espaço domiciliar, no espaço escolar. Para tanto, seguem sugestões de como se trabalhar com a finalidadde de estimular boas condutas na conservação ambiental.
Bom trabalho!

Manual do Professor
Sustentabilidade na Terra

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / A Luz

     Excelente material para se trabalhar na com conceitos elementares de óptica.
Bom trabalho!
 
Sombras e imagens
Manual do Professor

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Plantas

 Trabalhar desde a educação infantil com aspectos da Educação Ambiental é significativo para a formação da criança. Dessa forma, o material seguinte traz essa abordagem de forma atrativa e envolvente.
Bom trabalho!

Manual do professor
Sementes, germinação e crescimento

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Educação em Ciências e Ensino Experimental

Esse material é específico para trabalhar a formação dos professores de Ciências. Abaixo seguem os tópicos abordados.

Enfoques da Formação
Princípios organizadores
Finalidade e Objectivos da Formação

Educação em Ciências no 1o Ciclo do Ensino Básico
Importância da Educação em Ciências nos primeiros anos de
escolaridade
Finalidades da Educação em Ciências para todas as crianças
Temas a desenvolver na Educação em Ciências no 1o Ciclo do Ensino Básico

Sócio-construtivismo e aprendizagem das Ciências
Concepções alternativas e a aprendizagem das Ciências
Identificação de concepções alternativas em crianças (O ConCISEProject)
Concepções alternativas e estratégias de ensino
Trabalho científico nos primeiros anos de escolaridade
Actividades práticas, laboratoriais e experimentais
Conceptualizações
Finalidades e limitações
Tipos de actividades práticas
Trabalho prático investigativo
Promover competências de investigação nos alunos: a carta de planificação
Grau de abertura de uma investigação
Resultados, conclusões e limites de validade
Experiências controladas
Ensaios múltiplos e valores médios
Avaliação das aprendizagens dos alunos

Educação em Ciências e Ensino Experimental

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Flutuação em líquidos


        Para essa temática disponibilizamos um link para a abordagem da densidade de líquidos.
Bom travalho!

Flutuação em líquidos

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências /Eletricidade


       Com  a temática de Eletricidade, é possível trabalhar o assunto de lâmpadas, pilhas e circuitos.
Aproveite para inovar nas aulas de Ciências.

Manual do professor
Lâmpada, pilhas e circuitos

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / Dissolução em líquidos


         Para a abordagem da temática, estamos disponibilizando dois links. Um refere-se as orientações dadas ao professor para abordar a temática. O outro link é do material que pode ser disponibilizado ao aluno por completo ou de acordo com o assunto da temática trabalhado.
Bom trabalho!


Dissolução em líquidos
Manual do Professor

Coleção Portuguesa: Ensino Experimental das Ciências / A complexidade do corpo humano


          A Coleção “Ensino Experimental das Ciências”, traz um conjunto de textos concebidos para apoiar a formação de professores(as) com vista à generalização do ensino das Ciências no 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB).Trata-se de um suporte à Educação em Ciências para os primeiros níveis de escolaridade desenvolvido tendo por base orientações recentes a nível nacional e internacional.
A Coleção “Ensino Experimental das Ciências” é constituída por Guiões Didáticos para Professores, organizados numa lógica temática abordando, cada um deles, um tópico relevante do Currículo Nacional e do Programa do 1.o CEB. Trata-se, pois, de uma Coleção de formato aberto a qual poderá ir sendo acrescentada com novos volumes.
Vale dizer que é uma publicação Portuguesa e que por isso, algumas palavras estarão escritas em outro formato.


A complexidade do corpo humano