quinta-feira, 11 de abril de 2019

LIVRO: ENSINO as abordagens do processo, Mizukami (1986)

De 1986, com reimpressão em 2001, o livro ENSINO as abordagens do processo, de Maria da Graça Nicoletti Muzukami, é uma boa opção para a leitura dos interessados em conhecer a linguagem específica da Educação. Além de disponibilizarmos o livro, ainda colocamos uma resenha do mesmo.
Boa leitura e excelente aprendizado.


sexta-feira, 15 de março de 2019

LIVRO: Ensino Experimental da Ciências

 O prefácio da obra, já nos estimula a leitura. Leia a parte introdutória.
          Parece consensual que o ensino prático e experimental desempenha um papel fundamental na Educação em Ciências. Nos programas atualmente em vigor, a prática laboratorial é consignada como obrigatória, defendendo-se o recurso à avaliação formativa sistemática e continuada do desempenho dos alunos neste âmbito. No entanto, tal como os autores desta obra referem com base no seu contacto com as escolas, a realidade mostra que persiste ainda uma percentagem elevada de professores de Ciências que dedica um tempo muitíssimo reduzido ao ensino experimental.
          Esse volume (o primeiro de dois) - aborda temas específicos de Física e de Química - dedicam os dois capítulos iniciais às bases subjacentes ao significado da Ciência, da sua natureza e das implicações do seu ensino, nomeadamente à prática laboratorial e experimental. Sim, porque embora o livro tenha como "principal objetivo ajudar a desenvolver um conjunto de competências, que levem os professores a valorizar mais o trabalho prático e experimental e a implementá-lo de uma forma adequada à visão atual da epistemologia e da didática das ciências", não se dissociam do que deve ser o Ensino das Ciências.
BOA LEITURA!!!


Ensino Experimental da Ciências: Física e Química

LIVRO sobre Metodologia e Prática no Ensino de Ciências

              Da autora Regiane Dias Bertolini, com adaptação de Edmilson Brito Nazareno, o livro consta de 32 páginas. Nelas o leitor poderá adquirir conhecimentos sobre o ensino das Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por outro lado, há o objetivo de promover a adequação da metodologia a ser aplicada para melhor compreender a relação dessa área de conhecimento no contexto interdisciplinar do currículo, de forma dinâmica e evolutiva, tendo como objetos de estudo os processos do ensinar, do aprender e do avaliar.
Bons estudos!

terça-feira, 12 de março de 2019

A Semana da BNCC



Para auxiliar as redes e professores nesse momento de adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Khan Academy está organizando a *Semana da BNCC*: três palestras online (webinários) com convidados especiais explorando as novidades da plataforma e temas centrais da BNCC. E tem mais! Os participantes receberão um certificado pelos webinários assistidos. Confira a agenda:

11/03 (segunda) 19h - Semana da BNCC: o papel da tecnologia e os desafios de implementação(Fundação Lemann e Khan Academy)
Assista em https://www.youtube.com/watch?v=ssUoVNMiaJM

12/03 (terça) 19h - Semana da BNCC: Quem é o aprendiz do século 21? (Instituto Ayrton Senna)
Assista em https://www.youtube.com/watch?v=oRgD_apITps

13/03 (quarta) 19h - Semana da BNCC: Khan Academy e Alinhamento à BNCC (Equipe Khan)
Assista em https://www.youtube.com/watch?v=HXJbDi5UVSE

Sugerimos divulgar para os demais gestores das suas redes, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, professores e todos que possam se interessar!

Um grande abraço

domingo, 10 de março de 2019

Livro: Ensino de Ciências- práticas e exercícios para a sala de aula

Organizado por Claudia Pinto, o livro traz a sugestão de construção crescente do conhecimento de assuntos científicos. Trabalho muito interessante e que certamente irá auxiliar aos leitores. Boa leitura e aplicação.
Ensino de Ciências

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

Em tempos onde a formação do docente é questionada frequentemente, o livro ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS UM GUIA PARA PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO-FÍSICA E QUÍMICA vem com a proposta de aproximar especialmente os professores de ciências do ensino secundário, do trabalho prático e experimental. O livro procura ir ao encontro das necessidades formativas desses profissionais, contribuindo para melhorar a  compreensão da natureza, estrutura e processos da Ciência e para atualização da didática e do ensino experimental. É dedicada particular atenção à análise e tratamento de dados, de acordo com as normas e recomendações atuais e são discutidos aspetos específicos do ensino experimental em Física e Química.
A obra foi publicada em 2012, por meio da Editora da Universidade do Porto. Sobre os autores:
Paulo Simeão Carvalho é professor auxiliar do Departamento de Física e Astronomia da FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UIVERSIDADE DO PORTO - FCUP. Os seus interesses são na área dos cristais líquidos, na didática da física e na formação inicial e contínua de professores.
Adriano Sampaio e Sousa é professor aposentado do ensino secundário. Durante uma década foi assistente convidado do Departamento de Física e Astronomia da FCUP. Os seus interesses estão relacionados com a didática da física e a formação de professores.
João Carlos Paiva é professor auxiliar com agregação do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP. Investiga na área das aplicações pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente na Química e na formação de professores.
António José Ferreira é professor de Física e Química no ensino secundário. Os seus interesses são na área da didática da química e na formação profissional de Técnicos de Análise Laboratorial.
A obra está dividida em 5 capítulos, a seguir:
1 O QUE É A CIÊNCIA

2 ENSINO DAS CIÊNCIAS

3 ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS

4 ENSINO DA FÍSICA

5 ENSINO DA QUÍMICA

De modo que, acreditamos plenamente que a leitura desse material poderá contribuir de forma positiva no desempenho da docência dos nprofessores de Ciências. Por isso estamos compartilhando o material.
Abaixo segue o link do livro.
Boa leitura!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Sugestões para decorar a sala de aula

O inicio do ano letivo está se aproximando e compartilho com vocês algumas sugestões para a decoração da salas de aula da Educação Infantil.

DISPONÍVEL: https://www.educacaoetransformacao.com.br/decoracao-de-sala-de-aula/
ACESSO: 1801/2019 as 9h