sexta-feira, 15 de março de 2019

LIVRO: Ensino Experimental da Ciências

 O prefácio da obra, já nos estimula a leitura. Leia a parte introdutória.
          Parece consensual que o ensino prático e experimental desempenha um papel fundamental na Educação em Ciências. Nos programas atualmente em vigor, a prática laboratorial é consignada como obrigatória, defendendo-se o recurso à avaliação formativa sistemática e continuada do desempenho dos alunos neste âmbito. No entanto, tal como os autores desta obra referem com base no seu contacto com as escolas, a realidade mostra que persiste ainda uma percentagem elevada de professores de Ciências que dedica um tempo muitíssimo reduzido ao ensino experimental.
          Esse volume (o primeiro de dois) - aborda temas específicos de Física e de Química - dedicam os dois capítulos iniciais às bases subjacentes ao significado da Ciência, da sua natureza e das implicações do seu ensino, nomeadamente à prática laboratorial e experimental. Sim, porque embora o livro tenha como "principal objetivo ajudar a desenvolver um conjunto de competências, que levem os professores a valorizar mais o trabalho prático e experimental e a implementá-lo de uma forma adequada à visão atual da epistemologia e da didática das ciências", não se dissociam do que deve ser o Ensino das Ciências.
BOA LEITURA!!!


Ensino Experimental da Ciências: Física e Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário