Como a ideia de que A CIÊNCIA DEVE SER FERRAMENTA DE ATUAÇÃO NO E SOBRE O MUNDO , a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental I e II, aprovada no final de 2017, tem como base o letramento científico.
É fato que diferente do que apregoava os PCN's, ensino CONTEXTUALIZADO e vinculado COTIDIANO, a BNCC intenciona a promoção do letramento científico.
Está construída por meio de habilidades, que por sua vez se apresentam como OBJETOS DE CONHECIMENTO. A matriz curricular de Ciências, que deve ser vista ao longo de todo o Ensino Fundamental, no formato espiral, deve ser:
- MATÉRIA e ENERGIA
- VIDA e EVOLUÇÃO
- TERRA e UNIVERSO
De modo que os objetos de conhecimento sejam distribuídos dentro dessa unidades temáticas.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
terça-feira, 4 de setembro de 2018
RUBEM ALVES FALA SOBRE A ESCOLA DA PONTE
Embora seja um video de 2012, é interessante ouvir o que Rubem Alves nos diz a respeito da Escola da Ponte.
https://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc
https://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc
Refletindo sobre o uso de Jogos no Ensino de Química
Muito embora, como disse na postagem anterior, o outro blog seja mais direcionando ao Ensino de Química, estou disponibilizando aqui, o artigo Da Intencionalidade à Responsabilidade Lúdica:
Novos Termos para Uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química, uma vez que a ideia pode ser aplicada de forma geral uma vez que procura refletir sobre a temática do lúdico no ensino de química a partir de alguns aspectos da literatura e suas possibilidades em relação à aplicação na sala de aula e possivelmente na própria formação do professor. Propõe linguagem sistemática e intencional que auxilia aos profissionais que fazem ou desejam conhecer essa área de investigação, oferecendo bases que evidenciam aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicológico, sociais e formativos, a partir do seu potencial para o desenvolvimento criativo e autônomo dos sujeitos. A ideia é propor novos termos que possam auxiliar os pesquisadores em alguns aspectos do jogo em sua aplicação e na possibilidade desses conhecimentos fazerem parte da formação de professores.
Novos Termos para Uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química, uma vez que a ideia pode ser aplicada de forma geral uma vez que procura refletir sobre a temática do lúdico no ensino de química a partir de alguns aspectos da literatura e suas possibilidades em relação à aplicação na sala de aula e possivelmente na própria formação do professor. Propõe linguagem sistemática e intencional que auxilia aos profissionais que fazem ou desejam conhecer essa área de investigação, oferecendo bases que evidenciam aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicológico, sociais e formativos, a partir do seu potencial para o desenvolvimento criativo e autônomo dos sujeitos. A ideia é propor novos termos que possam auxiliar os pesquisadores em alguns aspectos do jogo em sua aplicação e na possibilidade desses conhecimentos fazerem parte da formação de professores.
DISPONÍVEL: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160124
ACESSO: 04/09/2018
Uma professora, dois blogs e muita informação.....
Olá, desculpa o sumiço. Além desse blog, ainda tenho outro com foco mais restrito ao Ensino de Química. Lá e cá acabo realizando diversas publicações relacionadas as muitas estratégias possíveis de usarmos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Em minha última postagem aqui, sugeri como se trabalhar aspectos da Educação Ambiental em sala de aula e modificar comportamentos em casa, que em muito contribuem para a qualidade ambiental. Indo nessa perspectiva, no blog edquimicaedbem.blogspot.com, registrei minha participação no XIV EVEQ, realizado na última semana de Agosto/2018. Veja lá.....
quinta-feira, 14 de junho de 2018
Fazendo sabão com óleo usado
Disponivel: https://www.izziinteressante.tk/o-que-voce-faz-com-o-resto-de-oleo-que-usa-para-fritar-a-comida-depois-que-aprender-a-fazer-este-sabao-caseiro-podera-reaproveitar-o-oleo-usado-aprenda/?utm_campaign=7b295292d&slot=1439&utm_source=facebook&utm_medium=cpm
Acesso: 15/06/2018 as 2:10h
Acesso: 15/06/2018 as 2:10h
terça-feira, 12 de junho de 2018
MEC preocupado, cria site pra reforço escolar
Disponível: https://www.soescola.com/2016/12/mec-cria-site-para-oferecer-reforco.html
Acesso: 12/06/2018 as 2:16h.
Acesso: 12/06/2018 as 2:16h.
domingo, 10 de junho de 2018
Modelos de relatórios
Disponivel: https://www.soescola.com/2018/04/modelos-de-relatorios-e-parecer-descritivo.html
Acesso: 10/06/2018 as 9h.
Acesso: 10/06/2018 as 9h.
sábado, 9 de junho de 2018
A tabela Montessori
Disponivel: https://www.soescola.com/2017/07/a-tabela-montessori.html
Acesso: 09/06/2018 as 22:05h
Acesso: 09/06/2018 as 22:05h
Sugestões de atividades de Matemática
Disponivel: https://www.soescola.com/2017/07/atividades-de-matematica-para-trabalhar-contagem.html
Acesso: 09/06/2018 as 22h.
Acesso: 09/06/2018 as 22h.
O que faz o coordenador pedagógico?
Disponivel: https://www.soescola.com/2017/01/o-papel-e-atribuicoes-do-coordenador-pedagogico.html
Acesso: 09/06/2018 as 21:56h
Acesso: 09/06/2018 as 21:56h
Assinar:
Postagens (Atom)