segunda-feira, 17 de junho de 2019

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Livros de Metodologia

            A escrita de um texto acadêmico segue algumas etapas. Para as realizarmos da melhor forma, há publicação de autores que se dedicam a pesquisar a METODOLOGIA CIENTÍFICA. Esses pesquisadores estudam métodos ou instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. De modo que é possivel dizer que a metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.
          Para auxiliar nesse processo de conhecimento das técnicas, estaremos disponibilizando um link diariamente, pelos próximos cinco dias.
APROVEITEM E BOA PESQUISA!!!!

Livro: Aprendizagem das Ciências Naturais

Segue o link do livro para consulta e estudo.
Aprendizagem das Ciências Naturais

terça-feira, 11 de junho de 2019

Slides Briófitas e Pteridófitas

Vejam que bacana esse material abaixo.
Vamos tornar nossas aulas de Ciências mais atrativas....Aproveitem.
https://drive.google.com/file/d/1-QE5aPXQwTxu-AQYFgsqySawn4Gt2k9Y/view?usp=drivesdk

Slides de Angiospermas II

Aqui, segue a segunda parte.
Aproveitemos para inovar em nossas aulas.
https://drive.google.com/file/d/1-IAtw6czB1PqFlI3_25_r2RfLS-JPKoR/view?usp=drivesdk

Slides de Angiospermas I

Ainda na mesma temática, Ciências, disponibilizamos o excelente material. Aqui segue o assunto I. Na próxima postagem, tem a continuidade.
Vamos tornar nossas aulas mais atrativas.
https://drive.google.com/file/d/1-GitUFQwyMjo03E3sHzscIGMg4wwWLmT/view?usp=drivesdk

Aulas de Gininospermas

Bom dia pessoal....
Segue link com slides sobre as Ginminospermas.
Vamos inovar em nossas aulas de Ciências.
Aproveitem....

https://drive.google.com/file/d/1-E8cybyK5_IaqaVBD--0aYVNOcqjSgfB/view?usp=drivesdk

quinta-feira, 11 de abril de 2019

LIVRO: ENSINO as abordagens do processo, Mizukami (1986)

De 1986, com reimpressão em 2001, o livro ENSINO as abordagens do processo, de Maria da Graça Nicoletti Muzukami, é uma boa opção para a leitura dos interessados em conhecer a linguagem específica da Educação. Além de disponibilizarmos o livro, ainda colocamos uma resenha do mesmo.
Boa leitura e excelente aprendizado.


sexta-feira, 15 de março de 2019

LIVRO: Ensino Experimental da Ciências

 O prefácio da obra, já nos estimula a leitura. Leia a parte introdutória.
          Parece consensual que o ensino prático e experimental desempenha um papel fundamental na Educação em Ciências. Nos programas atualmente em vigor, a prática laboratorial é consignada como obrigatória, defendendo-se o recurso à avaliação formativa sistemática e continuada do desempenho dos alunos neste âmbito. No entanto, tal como os autores desta obra referem com base no seu contacto com as escolas, a realidade mostra que persiste ainda uma percentagem elevada de professores de Ciências que dedica um tempo muitíssimo reduzido ao ensino experimental.
          Esse volume (o primeiro de dois) - aborda temas específicos de Física e de Química - dedicam os dois capítulos iniciais às bases subjacentes ao significado da Ciência, da sua natureza e das implicações do seu ensino, nomeadamente à prática laboratorial e experimental. Sim, porque embora o livro tenha como "principal objetivo ajudar a desenvolver um conjunto de competências, que levem os professores a valorizar mais o trabalho prático e experimental e a implementá-lo de uma forma adequada à visão atual da epistemologia e da didática das ciências", não se dissociam do que deve ser o Ensino das Ciências.
BOA LEITURA!!!


Ensino Experimental da Ciências: Física e Química

LIVRO sobre Metodologia e Prática no Ensino de Ciências

              Da autora Regiane Dias Bertolini, com adaptação de Edmilson Brito Nazareno, o livro consta de 32 páginas. Nelas o leitor poderá adquirir conhecimentos sobre o ensino das Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por outro lado, há o objetivo de promover a adequação da metodologia a ser aplicada para melhor compreender a relação dessa área de conhecimento no contexto interdisciplinar do currículo, de forma dinâmica e evolutiva, tendo como objetos de estudo os processos do ensinar, do aprender e do avaliar.
Bons estudos!