terça-feira, 5 de janeiro de 2021

É possível realizar aulas experimentais sem o espaço físico do Laboratório de Ciências?

Olá pessoal, tod@s bem? 
Passamos hoje para lançar uma pergunta e também suscitar questionamentos sobre a realização ou não de aulas experimentais fora do espaço convencional do Laboratório de Ciências, seja ele específico para uma dada disciplina ou multidisciplinar. 
Então vamos lá....Você já deixou de realizar aulas experimentais porque não tinha o espaço físico destinado ao Laboratório de Ciências na escola aonde trabalha? 
Alguns colegas professores/as irão dizer que não é possível realizar atividades dessa natureza em um espaço convencional de sala de aula. Entretanto, SILVA (2013 apud CHASSOT), traz que em muitas situações essa é a desculpa que os professores usam para se esquivar da responsabilidade, compromisso, dedicação em se propor tal atividade. É claro que não há aqui a defesa incondicional para a realização regular desse tipo de proposta metodológica, exatamente porque os Governos devem sim garantir as condições para a existência e manutenção adequada desses espaços, bem como é sabido que existem atividades experimentais que para serem executadas exigem condições de Temperatura, Umidade, aparelhos e instrumentos de segurança para sua correta e segura realização. Entretanto, defendemos que existem assuntos, conceitos, fatos que podem sim ser reproduzidos na sala de aula, ou mesmo fora dela, e que além de explicarem fenômenos do cotidiano, possibilitam o despertar do interesse dos estudantes para as Ciências.
Para isso, se faz necessário capacitação profissional e MUITA CRIATIVIDADE.

Concordamos que o uso de atividades experimentais é excelente para o ensino e a aprendizagem de Química, mas infelizmente nem todas as escolas possuem Laboratórios de Ciências com os reagentes, vidrarias, insumos, instrumentos necessários. Então o que fazer? Ou melhor, sendo assim, não serão realizadas as aulas experimentais? Isso é um obstáculo que não pode ser superado?
É importante termos claro que para realizarmos atividades experimentais não necessariamente deve-se ter um espaço físico adequado. Há a possibilidade de se realizar alguns experimentos sem risco aos envolvidos e proporcionando aprendizagem tão significativa quanto se fosse realizada em Laboratórios escolares de ponta. 
É importante é que, nós, professores lembremos e nos habituemos a trabalhar com elementos da natureza, principalmente no que se refere as escolas localizadas no Campo, em que as comunidades geralmente fazem uso frequente dos elementos naturais.
Nos acompanhe e fique por dentro de dicas bem legais para tornar as aulas mais interativas e dinâmicas.
Se você gostou, compartilhe com outros colegas professores e estudantes.🤓
 
 
REFERÊNCIA: 
SILVA, Edneide Maria Ferreira da. PRÁTICAS EDUCATIVAS: O USO DO ESTUDO DIRIGIDO E DO SEMINÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Fortaleza, CE, Universidade Federal do Ceará, 2013.




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