ACESSO: 01/09/2015 as 13:41h
Confira algumas sugestões para
desenvolver uma boa pesquisa e divulgar o seu trabalho no meio acadêmico
por Marina Lopes
As pessoas costumam ter dúvidas e errar porque não
sabem ciências, ou não aprenderam de maneira correta, avalia Gilson Volpato,
professor de redação científica, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
“Muitos professores transformam essa disciplina em um conjunto de regras”,
aponta, ao afirmar que os alunos precisam entender o que estão fazendo.
Inclusive, para ajudar alunos, professores e pesquisadores a escreverem uma
pesquisa acadêmica, Volpato criou o Clube
SOS Ciência, que tira dúvidas on-line sobre redação científica (leia matéria no Porvir).
Com base na conversa com o professor, o Porvir
reuniu algumas sugestões para auxiliar na redação e publicação de um artigo
científico. No entanto, conforme destacou Volpato, é preciso lembrar que não
existe receita para a elaboração de uma boa pesquisa. Cada projeto possui as
suas particularidades.
Confira algumas dicas:
1. Leia sobre o que já feito
Antes de começar um projeto de pesquisa, é
importante checar diversas conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi
falado sobre o tema. Uma das sugestões apresentadas pelo professor Volpato é
ler artigos de boas revistas internacionais. Além disso, é preciso fazer
um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao seu
projeto.
2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir
Antes de fazer um projeto é preciso identificar o
nível de ciência que se pretende atingir. Identifique algumas publicações científicas
que estariam no patamar da sua pesquisa. Você pretende atingir uma Science, com
abrangência em diversas áreas de conhecimento, ou deseja focar em uma
publicação especializada? Se a sua resposta for publicar em um veículo
científico de grande abrangência, será necessário pensar e elaborar a sua
pesquisa de forma que ela seja compreensível para o maior número de pessoas
possível, incluindo outras áreas de conhecimento.
3. Apresente uma novidade
Não existe uma boa pesquisa sem algo novo ou
relevante. “Os pesquisadores têm dificuldade de aceitar que o tema da sua
pesquisa não apresenta uma novidade”, conta Volpato. Segundo ele, após ler
sobre o que já foi desenvolvido dentro do tema, é necessário encontrar uma nova
abordagem. Uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes
contribuições científicas.
4. Saiba a hora certa para começar a escrever
Muitas pessoas começam a escrever o seu artigo na
hora errada. Segundo Volpato, para manter a unidade do texto é importante ter
uma ideia completa do trabalho. Não comece a adiantar algumas partes do seu
artigo sem ter concluído a pesquisa, analisado e interpretado dados.
Antes de começar a escrever, o professor afirma que é necessário já ter em
mente a resposta para algumas perguntas: 1) Como surgiu a pesquisa? 2) Onde
você chegou? 3) Como chegou nesse caminho e o que me faz aceitar a sua
história? 4) O que isso muda na ciência? 5) Por que as pessoas se interessariam
por isso?
5. Tenha em mente o tipo de revista que você
gostaria de publicar
Após ter uma visão geral do trabalho, respondendo
as perguntas anteriores, comece a pensar na revista que você deseja ter o seu
trabalho divulgado. Leia diversos artigos e tente observar o formato que eles
seguem. “É bom conhecer o jeitão da revista”, apontou Volpato. Pense nessa
estrutura quando estiver escrevendo.
6. Mantenha a lógica no texto
Na hora de escrever é preciso observar se as ideias
da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas
pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e
conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados. Todas as partes devem
apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma
unidade. Não use freses sem sentido.
7. Encontre a medida certa
O tamanho do texto não quer dizer qualidade.
“Nenhuma palavra a mais, nenhuma palavra a menos. A gente tem que saber
sintetizar”, apontou Volpato. Segundo ele, as pessoas tendem a achar que os
trabalhos mais longos são os melhores. No entanto, o número de páginas não é
sinônimo de qualidade. É importante apresentar todos os argumentos de
maneira clara e objetiva. Para o professor e pesquisador, a elaboração de um
artigo deve ser semelhante a de um prédio. “Ele precisa ser vistoso,
importante, sólido e econômico”, defendeu.
8. Seja claro e evite palavras que dificultam o
entendimento
Nada de prosopopéia para acalentar bovinos (ou
seja, a famosa expressão “conversa para boi dormir”). Tente tornar a sua
pesquisa mais acessível e troque as palavras de difícil entendimento. Segundo
Volpato, a ciência tem um caráter transdisciplinar, porém, quando você escreve
um artigo cheio de termos técnicos e palavras desconhecidas, a sua pesquisa
tende a ficar restrita apenas para pessoas da área. “É importante pensar que
você está escrevendo um texto para ser lido por diferentes públicos.”
9. Compartilhe o seu conhecimento
Após concluir um artigo é importante tentar a sua
publicação em revistas de divulgação científica. Segundo o professor Volpato, a
divulgação da pesquisa é tão importante quando a redação. É a partir da
publicação que você poderá compartilhar o seu conhecimento com outros
pesquisadores. Além disso, também terá a oportunidade de submeter o seu
trabalho para avaliação de outros especialistas. Antes de enviar um artigo para
análise, observe atentamente o formato exigido em cada publicação. Algumas
revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização
de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.
10. Acompanhe os resultados
Não pense que a publicação do artigo é o último
passo. Após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu
trabalho no mundo científico. Observe as contribuições acadêmicas da sua
pesquisa. Ao visualizar quem está citando o seu artigo, procure entender quais
reflexões estão sendo geradas a partir dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário